• Black Facebook Icon

© 2018. Mastercred Financeira - Saquarema

Desenvolvido por LM Publicidade

Buscar

Como usar talão de cheque

Aprenda como utilizar o seu talão de cheques

Bem vindo a mais um post, sabemos que muitos acabam se complicando na hora de utilizar um cheque, por isso vamos deixar explicado o que é, e como usar um cheque.

Confira nossas dicas e saia do vermelho na hora de usar o cheque!

Cheque é uma ordem de pagamento à vista, portanto, deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado.

É também um título de crédito para quem o recebe. Assim, pode ser protestado ou executado em juízo.

Com cheque, pode-se fazer pagamentos à vista ou a prazo. Ele funciona como se fosse um contrato de pagamento que atesta que foi dado ao seu portador o direito de receber a quantia nele indicada.

O uso de cheques como meio de pagamento é uma forte tradição brasileira não só para operações à vista, como para parcelamento de pagamento (compras a prazo com cheque pré-datado).

Quem o recebeu, pode sacar o valor nele determinado diretamente na agência do emitente ou depositá-lo em sua conta corrente.

Para facilitar o entendimento dos assuntos ligados a cheques, é importante que você entenda os seguintes termos utilizados:

  • Emitente: é quem emite ou coloca um cheque em circulação. Também pode ser chamado de emissor ou sacador

  • Favorecido: pessoa ou empresa a quem será efetuado o pagamento, aquele que vai receber o valor discriminado no cheque. Pode também ser chamado de beneficiário

  • Sacado: é o banco em que está depositado o dinheiro do emitente Os cheques de outros bancos depositados são encaminhados ao Serviço de Compensação de Cheques e outros Papéis, regulado pelo Banco Central, e executado pelo Banco do Brasil, com a participação dos demais bancos. O prazo de liberação do valor dos cheques da mesma praça é de:

    • 24 horas, valor igual ou superior a R$ 300,00

    • 48 horas, valor até R$ 299,99

    • Importante Para garantir a segurança do processo, parte dos bancos entrega para seus clientes o talão de cheques bloqueado e solicita que o cliente peça o desbloqueio. Por isso, antes de emitir o primeiro cheque, lembre-se de desbloqueá-lo  Dicas de segurança

    • Mantenha seus talões em lugar seguro

    • Carregue apenas a quantidade de folhas de cheques necessária para seu uso

6 visualizações